Multimídia

Projeto Aplicado – Interface Gráfica e Multimídia

Objetivos: Analisar as diversas técnicas, metodologias e ferramentas de desenvolvimento, proporcionando o contato com os aspectos relacionados à criação de
aplicações multimídia. Capacitar os alunos a conhecer os conceitos básicos de multimídia; Formatos e padrões; tecnologias de compressão e codificação. Streaming e mecanismos de distribuição. Dotar o aluno de conhecimentos técnicos, práticos e teóricos de ferramentasespecializadas para o desenvolvimento multimídia.

Ementa: Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Classificação dos tipos de Mídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Projeto de multimídia.
Fundamentos de Texto. Fundamentos de Imagem 2D e 3D. Fundamentos de Áudio.
Fundamentos de Vídeo. Fundamentos de Animações. Conceitos de Transmidia Storytelling, Softwares de Autoria. Uso de multimídias para inclusão digital e preservação da memória social. Desenvolvimento de Projeto de interface ou multimídia. Sistemas de seleção de menus, botões de opção, linguagem de comandos, manipulação direta. Conceitos de IHC. Acessibilidade e Usabilidade: Interfaces que possibilitam a inclusão social; Ergonomia e saúde do profissional de TI. Design e avaliação de interfaces.

Bibliografia Básica:

  • PAULA FILHO, Wilson de. Multimídia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
  • DIAS, C. Usabilidade na Web – Criando portais mais acessíveis.Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.
  • SERRA, Fábio Luis Ferreira. Áudio digital a tecnologia aplicada à música e ao tratamento de som. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, A.M.Mídia Eletrônica: Seu Controle nos EUA e no Brasil.Editora Forense, 2006.
  • GOMES, J. e VELHO, L. Sistemas gráficos 3D. Rio de Janeiro: IMPA, 2001.
  • ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de imagem e som. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • HICKSON, Rosangela. Projeto de sistemas Web orientados a interface. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

Projetos de acessibilidade do Instituto Tércio Pacitti – NCE/UFRJ

Exercício de Usabilidade: Avaliar um site não convencional de acordo com as heurísticas abordadas acima

 


Produções Multimídia

Crie seu storyboard aqui

Atividades para aula (06/09):

Holograma


Projeto para Avaliação

Etapa 1: Criar um projeto escrito (briefing) com o planejamento do que será criado. Apresentar brevemente a ferramenta ou as ferramentas que serão utilizadas.


Exemplos de projetos Multimídia

  • Vídeo apresentando um conceito
  • Curta-metragem
  • Jogo Interativo
  • Aplicativo Multimídia
  • Documentário
  • Comercial

Projeto Impresso – Entrega 04/10

Projeto Multimídia: _____________________________

  1. Folha de Rosto
  2. Introdução
  3. Descrição
  4. Ferramentas (Gratuitas / Descrever as Ferramentas)
  5. Cronograma
  6. Equipe Envolvida (Nome: Função com descrição)
  7. O que deu Certo e o que deu errado (Para Av2)
  8. Conclusão (Para Av2)

 

Anúncios