Eng. Software

NOME DA DISCIPLINA: Engenharia de Software 

OBJETIVOS: O objetivo desta disciplina é estudar, analisar, discutir, e aplicar conceitos de Engenharia de Software e Requisitos. Instrumentalizar o aluno a definir os princípios necessários e as qualidades desejadas no desenvolvimento de software. Oportunizar situações para o aluno reconhecer as principais metodologias, métodos e ferramentas de engenharia de software, qualificando a mais adequada a cada situação.

EMENTA: Requisitos: tipos, levantamento, análise, especificação e validação. Modelos mentais. Casos de uso nas especificações. Reengenharia, engenharia reversa, reuso e SOA. Desenvolvimento sustentável. O processo de software e o produto de software. Modelos de Ciclo de vida de sistemas. Homologação. Fábrica de software. Frameworks. Metodologias de desenvolvimento ágeis: XP, SCRUM, entre outros. RUP. Avaliação de impacto ambiental integrado das operações e Contabilidade Ambiental de Empresas. Regulamento REACH. Conceitos de Manutenção de Software. Tipos de Manutenção. Noções de gerência de configuração.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: MacGraw Hill, 2010.
  • PAULA FILHO, Wilson de. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. Rio de Janeiro : LTC, 2009.
  • LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e projeto orientados a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

  • SOMMERVILLE, Ian, Engenha-ria de software. São Paulo: Pearson, 2007. (BVirtual)
  • PFLEEGER, Shari Lawrence, Enge-nharia de Software: teoria e prática. São Paulo: Pearson 2007. (BVirtual)
  • RESENDE, Denis Alcides, Engenharia de software e sistemas de informação. São Paulo: Brasport, 2005.

Sobre Engenharia de Software…

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TEXTO 1: Sobre Análise de Sistemas

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Exercícios >>>> revisao

 



Qualidade de Software –  Artigos

UMA ABORDAGEM SOBRE OS PADRÕES DE QUALIDADE DE SOFTWARE COM ÊNFASE EM SISTEMAS PARA WEB

QUALIDADE DE SOFTWARE – UMA NECESSIDADE


 

2ª AVALIAÇÃO

>> Em duplas ou trios selecione um dos elementos abaixo para apresentação:

  • XP
  • Kanban
  • SCRUM
  • FDD
  • DSDM
  • Adaptive Software Development
  • Crystal

Você deverá redigir um artigo no formato artigo resumido da SBC e montar uma apresentação de 15 a 20 min. para falar do assunto.

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