Arquitetura de Computadores

NOME DA DISCIPLINA: Arquitetura de Computadores

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a compreender a estrutura básica de um computador, assim como suas funcionalidades e princípios de funcionamento. Desenvolver uma visão crítica nos alunos sobre os requisitos de desempenho associados aos elementos que compõem um sistema computacional. Elucidar detalhadamente os principais mecanismos dos elementos de um computador e seus modos de operação.

EMENTA: Princípios básicos de arquitetura e organização de computadores. Sistemas numéricos. Bases: representações, conversões e operações. Aritmética binária: ponto fixo e ponto flutuante. Organização de computadores (Von Neumann): memória, unidades centrais de processamento e dispositivos de entrada e saída. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização e tipos de memória. Arquiteturas RISC e CISC. Pipeline. Paralelismo de baixa granularidade. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas paralelas. Reciclagem, lixo eletrônico e descarte inteligente. Computadores alternativos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • MONTEIRO, Mario A. Introdução à organização de computadores. 5.ed. Rio de janeiro: LTC, 2007.
  • GUIMARÃES, Ângelo de Moura; LAGES, Newton Alberto. Introdução à ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  • HENNESSY, John L.; PATTERSON, David. Organização e projeto de computadores: a interface hardware / software. 3.ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

  • VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • TANENBAUM, Andrew. Organização estruturada de computadores. São Paulo: Pearson, 2007. (BVirtual)
  • STALLINGS,Willians.Arquitetura e organização de computadores. 5.ed. São Paulo: Pearson, 2010. (BVirtual)

 

Introdução

Aulas